A importância de Deus que a oração eo significado religioso na experiência de cada homem
"Vivemos numa época em que não há sinais visíveis de secularismo. Deus parece estar a desaparecer do horizonte de algumas pessoas ou tornar-se uma realidade a que nos deixar indiferentes. Vemos, no entanto, ao mesmo tempo, muitos sinais que indicam um ressurgimento do sentimento religioso, uma redescoberta da importância de Deus para a vida do homem, uma necessidade de espiritualidade, para superar um material puramente horizontal, da vida humana . Olhando a história recente, que não conseguiu prever, desde o Iluminismo, anunciava o fim da religião, e elogiou uma razão absoluta, independente da fé, a razão que dissipa a escuridão do dogmatismo religioso e teria dissolvido o mundo " sagrado ", restituir ao homem a sua liberdade, sua dignidade e sua independência a partir da experiência de Deus do século passado, com as guerras mundiais trágicos minou que o progresso que a razão autônoma, o homem sem Deus parecem promissores.
O Catecismo da Igreja Católica afirma: "Através da criação de Deus chama todo ser do nada ... Mesmo depois de perder a semelhança de Deus por causa do pecado, o homem continua a ser uma imagem do seu Criador. Ele mantém o desejo dele que chamou à existência. Todas as religiões testemunham essa investigação essencial dos homens "(n. 2566). Poderíamos dizer - como mostrei na última catequese - que não havia nenhuma grande civilização, desde os tempos antigos até hoje, que não era religioso.
O homem é por natureza religiosa, é homo religiosus como homo sapiens e homo faber: "O desejo de Deus - diz o Catecismo - está inscrita no coração humano, porque o homem foi criado por Deus e para Deus "(n. 27). A imagem do Criador inscreveu no seu ser e ele se sente a necessidade de encontrar uma luz para dar respostas às perguntas sobre o sentido profundo da realidade que ele não consegue encontrar resposta em si, o progresso da ciência empírica. L 'homo religiosus não emerge apenas do mundo antigo, ele atravessa toda a história da humanidade. Neste contexto, o solo rico da experiência humana tem visto muitas formas de religião em uma tentativa de responder ao desejo de realização e felicidade, a necessidade de salvação, a busca de sentido. O homem "digital" como uma das cavernas, na busca religiosa por meios de superar suas limitações e para assegurar a sua precária aventura na terra. Além disso,sem um horizonte transcendente seria fazer perfeito sentido e felicidade, que nós tentamos de tudo, é naturalmente projetada para o futuro, a ser realizada em um dia. vida O Concílio Vaticano II Declaração Nostra Aetate, a breve observou: "Os homens esperam das religiões diversas respostas para os enigmas sem solução da condição humana, que hoje também profundamente agitar o coração humano: Eu? -) do homem (- natureza que sou, o significado eo propósito da vida? , da bondade e do pecado, a origem ea finalidade do sofrimento, o caminho para a verdadeira felicidade, a morte, o julgamento ea punição após a morte, finalmente, o último e inefável mistério que sempre envolve o nosso ser, donde tiramos a nossa origem e para onde estamos "(n. 1). O homem sabe que não pode responder às suas próprias necessidades fundamentais para entender. Como tem sido iludidos e enganados ainda será auto-suficiente, ele tem a experiência de não auto-suficientes. Ela precisa estar aberta para qualquer outra coisa, a algo ou alguém que possa dar-lhe o que lhe falta, ele deve sair de si mesmo para aquele que é capaz de preencher a amplitude ea profundidade de seu desejo.
O homem carrega uma sede de infinito, um anseio de eternidade, a busca da beleza, um desejo de amor, uma necessidade de luz e verdade, que o levou para o Absoluto, o homem tem dentro de si o desejo E o homem de Deus sabe que, de alguma forma, capaz de transformar a Deus, cientes de que podem orar. Santo Tomás de Aquino, um dos maiores teólogos da história, define a oração " expressão do desejo que o homem tem de Deus. " Esta atração para Deus, que Deus colocou no homem, é a alma da oração, que em seguida, aborda as diversas formas e modalidades de acordo com a história, tempo, tempo, graça e até mesmo o pecado de cada oração. A história humana já conheceu, de fato, várias formas de oração, porque ele tem desenvolvido várias formas de abertura ao outro e ao lado, para que possamos reconhecer a oração como uma experiência presente em cada religião e cada cultura "[Bento XVI, Audiência Geral de 11 de maio de 2011].
Cada homem é, por natureza religiosa e de Deus e de oração que se expressa são inscritas em seu coração que o silêncio sobre Deus e do secularismo é contra a sua natureza. Ser humano significa ser como na sua própria e outros por todo o cosmos para o qual o divino dom do doador Dele viemos e para Ele vamos. Nossa origem é de Deus e só a ele toda felicidade hoje e sempre. Ele está esperando por nós e não nos força. No tipo de cultura secular é uma radical e profunda, não só com o cristianismo, mas mais geralmente com as tradições religiosas e morais da humanidade pela imersão em dúvida, tristeza, decepção. Mas apesar do tempo desde o Iluminismo sobre o desaparecimento do sentimento religioso de oração e de re-emerge hoje uma grande necessidade e mal escondido de esperança. A vida sem um horizonte transcendente não pode ter uma sensação feliz de realização para o qual todos tendemos originalmente.
font
MILAGRE EUCARISTICO DE LANCIANO
Reviewed by soldados catolicos
on
quinta-feira, julho 18, 2013
Rating:
Nenhum comentário: