Imagens sacras
I.1.1 Contemplação do ícone
§1162
"A beleza e a cor das imagens estimulam minha oração. É uma festa para
os meus olhos, tanto quanto o espetáculo do campo estimula meu coração a
dar glória a Deus." A contemplação dos ícones santos, associada à
meditação da Palavra de Deus e ao canto dos hinos litúrgicos, entra na
harmonia dos sinais da celebração para que o mistério celebrado se grave
na memória do coração e se exprima em seguida na vida nova dos fiéis.
I.1.2 Culto dos ícones
§1159
AS ANTAS IMAGENS A imagem sacra, o ícone litúrgico, representa
principalmente Cristo. Ela não pode representar o Deus invisível e
incompreensível; é a encarnação do Filho de Deus que inaugurou uma nova
"economia" das imagens:
Antigamente
Deus, que não tem nem corpo nem aparência, não podia em absoluto ser
representado por uma imagem. Mas agora que se mostrou na carne e viveu
com os homens posso fazer uma imagem daquilo que vi de Deus. (...) Com o
rosto descoberto, contemplamos a glória do Senhor.
§1192
As santas imagens, presentes em nossas igrejas e em nossas casas,
destinam-se a despertar e a alimentar nossa fé no mistério de Cristo.
Por meio do ícone de Cristo e de suas obras salvíficas, é a ele que
adoramos. Mediante as santas imagens da santa mãe de Deus, dos anjos e
dos santos, veneramos as pessoas nelas representadas.
§2131
Foi fundamentando-se no mistério do Verbo encarnado que (sétimo
Concílio ecumênico, em Nicéia (em 787), justificou, contra os
iconoclastas, o culto dos ícones: os de Cristo, mas também os da Mãe de
Deus, dos anjos e de todos os santos. Ao se encarnar, o Filho de Deus
inaugurou uma nova "economia" das imagens.
I.1.3 Significação do ícone
§1161
Todos os sinais da celebração litúrgica são relativos a Cristo: são-no
também as imagens sacras da santa mãe de Deus e dos santos. Significam o
Cristo que é glorificado neles. Manifestam "a nuvem de testemunhas" (Hb
12,1) que continuam a participar da salvação do mundo e às quais
estamos unidos, sobretudo na celebração sacramental. Por meio de seus
ícones, revela-se à nossa fé o homem criado "à imagem de Deus" e
transfigurado "à sua semelhança", assim como os anjos, também
recapitulados em Cristo:
Na trilha da
doutrina divinamente inspirada de nossos santos Padres e da tradição da
Igreja católica, que sabemos ser a tradição do Espírito Santo que habita
nela, definimos com toda certeza e acerto que as veneráveis e santas
imagens, bem como as representações da cruz preciosa e vivificante,
sejam elas pintadas, de mosaico ou de qualquer outra matéria apropriada,
devem ser colocadas nas santas igrejas de Deus, sobre os utensílios e
as vestes sacras, sobre paredes e em quadros, nas casas e nos caminhos,
tanto a imagem de Nosso Senhor, Deus e Salvador, Jesus Cristo, como a de
Nossa Senhora, a puríssima e santíssima mãe de Deus, dos santos anjos,
de todos os santos e dos justos.
I.1.4 Utilidade dos ícones
§2705 A meditação A
meditação é sobretudo uma procura. O espírito procura compreender o
porquê e o como da vida cristã, a fim de aderir e responder ao que o
Senhor pede. Para tanto, é indispensável uma atenção difícil de ser
disciplinada. Geralmente, utiliza-se um livro, e os cristãos dispõem de
muitos: as Sagradas Escrituras, especialmente o Evangelho, as imagens
sacras, os textos litúrgicos do dia ou do tempo, os escritos dos Padres
espirituais, as obras de espiritualidade, o grande livro da criação e o
da história, a página do "Hoje" de Deus.
font:
http://catecismo-az.tripod.com/conteudo/a-z/h/icone.html
Imagens Na Igreja Catolica
Reviewed by soldados catolicos
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segunda-feira, julho 22, 2013
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